Fique por dentro dos detalhes que formaram esse episódio!

Por trás das pistas
Req. Acervo [Lista de Funcionários]
Há duas maneiras de identificar que Manuel Benedetti foi o responsável pelo vandalismo do quadro: a) a genealogia de Pedro Américo inclui o sobrenome "Benedetti" como podemos ver no texto da Consulta Histórica e; b) ele saiu mais cedo do que todo mundo no dia do evento (antes da liberação da polícia).
Consulta Histórica
Neste resumo da vida do pintor, podemos ver algumas informações grifadas. Os dois trechos em destaque focam em arqueologia. Américo dirigiu a sessão de arqueologia do Museu Histórico Nacional, e o acervo original do Ipiranga contava com peças etnográficas e arqueológicas.
Pôster de Indiana Jones + Enigma Cast
Através do QR Code descobrimos mais sobre o Manuscrito 512 e a Cidade Perdida da Bahia. Fica muito claro que o mito deste local incluía fama de riquezas como ouro e pedras preciosas.
Partitura
Logo na contracapa do documento encontramos uma mensagem criptografada que diz: "o mapa não se moverá de entre o forro e a tela". No interior há outro código que se traduz: "manuscrito 512". O post-it amarelo sugere uma conexão entre o acesso profissional de Pedro Américo às sessões de arqueologia dos dois museus e a pintura Independência ou Morte. Podemos deduzir que ele criou a pintura como pretexto para ocultar o mapa perdido da Bahia. Por último, um recorte da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) relata a "descoberta" de uma cidade perdida na região.
Quadro "Ind. ou Morte"
Atrás da reprodução, encontramos um criptograma e a chave para desvendar as mensagens secretas da partitura.
Resolução
Pedro Américo foi o responsável por esconder o Mapa da Cidade Perdida da Bahia dentro do quadro Independência ou Morte quando terminou a obra 1888 (data da partitura). Uma curiosidade é que o pai do artista era violinista e desde muito novo o pequeno prodígio teve contato com a música.
Outra questão relevante é que além de pintor, o acadêmico também era arqueólogo, o que (em teoria) o daria acesso a documentos como o Manuscrito 512 e ao próprio mapa.
Partindo da Ficção para os Fatos
Apesar do Mapa da Cidade Perdida não existir, o mito é real. Sua origem se deu no Manuscrito 512 encontrado em 1839 por Manuel Ferreira Lagos perdido no acervo da Biblioteca da Corte, mais tarde Biblioteca Nacional.
Sua origem criou rebuliço tão grande na época que a Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) publicou — sem muito questionamento de sua procedência — a descoberta. Outros veículos internacionais também o publicaram.
Dada a largada, diversos pesquisadores (brasileiros e estrangeiros) iniciaram a caça ao tesouro. Apesar do documento referir-se à época dos bandeirantes, ele apresenta inconsistências e foi provavelmente redigido tempos depois.
Alguns estudiosos empolgados acreditavam que o manuscrito descrevia uma civilização etíope antiga, outros, liam os códigos como adaptações do grego ptolomaico. A narrativa conta uma cidade rica em ouro, razão principal para o burburinho. A realidade é que, durante o Brasil Império, (momento de grande incentivo às ciências devido ao interesse do Imperador Dom Pedro II) pesquisadores queriam encontrar um passado mais “empolgante” ao invés da realidade das comunidades pré-letradas indígenas. Resultado de uma mentalidade imperialista.
O documento inspirou obras de ficção ao redor do mundo como:
As minas de prata de José de Alencar
O mundo perdido de Arthur Conan Doyle
Indiana Jones - Os caçadores da arca perdida
ler mais:
Espero que tenham gostado do conteúdo deste box!
Até o próximo devaneio!
Créditos
Fonte: Acervo Fundação Biblioteca Nacional – Brasil
[Grito do Ypiranga: "Independencia ou Morte" [Gravura]: proclamação da Independencia do Brasil a 7 de setembro de 1822 (reprodução fiel do quadro de Pedro Americo, cujo original acha-se no Museu do Estado de São Paulo] Loc. Original: E:j:IV-Hartmann(1.1-1.3) - Iconografia icon468558
Manteiga Pura Baltic [Iconográfico] : Faria & Lacourt com fabrica de massas alimentícias Loc. Original: ARM.35.9.1(5) – Iconografia icon1521634
Inauguração dos trabalhos do Monumento do Ypiranga, no dia 25 de Março de 1885 [Iconográfico] Loc. Original: ARC.16.II.20(8) - Iconografia - icon258076
Ypiranga (coleção bezzi) (Desenho do projeto por Tommaso G. Bezzi - imagem: Acervo Museu Paulista da USP)
Pedro Americo, pintor [Iconográfico] Loc. Original: Arm.12.1.13(32) – Iconografia icon276816.pdf (página 35/39 do pdf)
Hymno para piano [Partitura] Loc. Original:G-IV-9 - Música
Enciclopédia Itaú Cultural: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoas/6107-pedro-americo
Fonte: Freepik
Clips de Papel - Designed by vectorpouch / Freepik
Papel Rasgado - Designed by rawpixel / Freepik
Papel Queimado -Designed by pikisuperstar / Freepik
Fonte: Archive
Tico Tico, Zequinha de Abreu - archive.org
Fonte: Freesound
Consegui desvendar o mistério hoje, e fiquei bem feliz confirmando que minhas respostas estavam corretas! Gostei muito de brincar de ser detetive por um dia, além de que os produtos, em si, são muito lindos e vou guardá-los com muito carinho. Ansiosa para o próximo box! Parabéns pelo trabalho lindo, minucioso e inteligente. ❤️